26 de junho de 2015

Personagem do Mês de Junho de 2015 na Retro-Gamers Brasil no G+

Independente da idade a qual tenhamos, a condição de adulto ou criança não está centrado somente ao aspecto físico, mas na mente e no espírito. Se você pensa como um velho isso refletirá dessa forma não apenas em aparência, mas as pessoas ao seu redor também o verão como tal. Todavia, vários outros benefícios intrapessoal serão atrelados a uma bonificável vitalidade observável somente como um ser jovial. Fora que a natureza positiva de uma criança nos induz a tomar atitudes contrárias ao que muitas vezes os fatos da vida nos empurra de ruim.


Minha programação para este final de semana

^_^
Enquanto eu reformulava o nosso amado Gamer Desconstrutor, repentinamente me dei conta de que estávamos chegando ao final de Maio e teríamos que trabalhar em mais um “Personagem do Mês”, este fato meio que me induziu a correr mais rápido com as tarefas porque a programação de mudanças no site já estava com data devidamente marcada no meu organograma (Sim! Eu uso essas coisas). Entretanto, contradizendo qualquer atitude de escolha de candidatos à enquete baseada numa temática vigente no período, simplesmente decidimos definir as crianças como foco mesmo o dia delas sendo celebrado apenas em Outubro. Portanto, já que eu fico relativamente impedido de falar sobre isso, posso comentar sobre um fato recente ocorrido comigo somente para ilustrar um pensamento que carrego comigo há anos.


Esses dias eu estava no trabalho conversando com um amigo e ele comentou que “as vezes eu pareço uma criança”, :-) e em meio desse diálogo eu acabei percebendo que muito embora alcancemos a idade adulta com obrigações profissionais e familiares (Compromisso de trabalho, esposa e filhos), jamais devemos “matar” essa nossa raiz infantil para agradar uma sociedade inteira que determina isso como correto. Quando assumimos a postura de uma criança que brinca, sorri e se diverte, muitas vezes isso age como uma tomada de fôlego para uma batalha que estamos enfrentando, nos trazendo forças para encarar a realidade que nos cerca, mas sempre tomando esse escapismo como temporário e não permanente.

Ser criança é ignorar a idade do corpo e ser feliz na alma

Não que você vá agir exatamente igual a uma criança, a idéia aqui, portanto, é nunca deixar de brincar, nunca deixar de gargalhar e, acima de tudo, por um momento, esquecermos os problemas e aproveitar a vida mais intensamente. O que é importante salientar aqui é que uma dessas formas de entretenimento que eu adoto e que me remete ao meu período de falta de responsabilidade é, com certeza, jogar vídeo game. Mas para mim isso acabou sendo maior que um mero Hobby (passatempo), tanto que a prova irrefutável disso é o tempo e empenho que dedico a este espaço a qual uso neste momento para transmitir este pensamento. Mas ao me tornar momentaneamente um jovem sem preocupações, eu acabo criando um mundo só meu, sem defeitos e com muitos doces simbólicos agindo como recompensa. Fora que somos compelidos a perseguir a felicidade SEM nos importarmos com a idade, e isso é importante contanto que não interfira nas nossas obrigações. Creio que por esta razão é que no fundo no fundo se escolheu essa temática para o personagem do mês de Junho a qual irei comentar sobre cada um deles logo a seguir:

Ness (Mother/Earthbound): Residente na pacata cidade de Onett, Ness é o personagem principal de um jogo para Super Nintendo chamado Mother/Earthbound que foi projetado por Shigesato Itoi (糸井 重里), um ensaísta, dublador, compositor, e designer de vídeo games. Ele ficou em ultimo lugar com somente 8% dos votos da comunidade Retro-Gamers Brasil G+.

Roll (Mega Man): Roll nada mais é do que a irmã mais nova de Mega Man e Protoman que embora ela tenha sido construída pelo Dr. Light para servir de empregada doméstica, ela as vezes ajuda Mega Men em suas aventuras. Roll ficou em antepenúltimo lugar com 21% dos votos.

Dixie Kong (Donkey Kong): Dixie Kong é a namoradinha do Diddy Kong, sua primeira aparição foi no game Donkey Kong Country 2 para Super Nintendo. Dixie ficou em penúltimo lugar com 23% dos votos.


Alex Kidd: O grande vencedor da enquete com 49% dos votos foi Alex Kidd (アレックスキッド), personagem que protagonizou uma série de jogos de Vídeo Games produzidos pela SEGA lançados entre o final dos anos 80 e início dos anos 90, sendo eles: Alex Kidd in Miracle World (1986 - Sega Master System), Alex Kidd With Stella: The Lost Stars (1986 - Arcade), Alex Kidd BMX Trial (lançado apenas no Japão em 1989 para Sega Master System), Alex Kidd: The Lost Stars (Relançamento de With Stella: The Lost Stars com poucas modificações em 1988 para Sega Master System), Alex Kidd in High-Tech World (1989 - Sega Master System), Alex Kidd in the Enchanted Castle (1989 - Sega Mega Drive) e Alex Kidd in Shinobi World (1989 - Sega Master System)

Alex Kidd in Enchanted Castle Sega Genesis Mega Drive Pixel-Art de Xtreme-Retro

O Ex mascote da SEGA também fez umas pontas especiais no jogo Segagaga de 2001, SEGA Superstars Tennis em 2008 e Sonic & SEGA All-Stars Racing em 2010. Ele venceu com uma boa folga desfazendo a perspectiva que eu tinha que era na vitória de Dixie Kong (Não! Eu não votei nela, votei no Alex ^_^ mas pensei que ela fosse vencer). Se quiserem saber mais sobre a história de Alex Kidd, convido vocês a assistirem o video a seguir:


Making Off do quadro de batalha: Como de praxe, meus sites alvos para busca de material pro quadro de batalha foram os mesmos de sempre, o The Spriters Resource e o Sprite Database, porém, entrei neles somente para pegar os protagonistas e os NPC’s, pois como eu estava enrolado com a programação de reformulação do Desconstrutor, o que implicava em gerenciar os novos colaboradores e ainda por cima finalizar a arte do plano de fundo do site, acabei aproveitando um cenário que já estava feito para ganhar mais tempo.
Como podem observar na imagem anterior, o cenário, que é somente um pedaço da arte inteira ao fundo do Gamer Desconstrutor, foi planejada para ser um híbrido entre franquias rivais. O solo, por exemplo, recebe a fusão do cenário do Sonic e do Super Mario World, também coloquei uma tubulação (Que na arte completa leva ao cenário do esgoto dos Tartarugas Ninjas 4) e um castelo pertencente a um zé ninguem chamado Yoz :-). Com isso eu fiz um apanhado de sprites de vários jogos de SNES e Mega Drive e fui colocando eles para atuarem. E por fim, os protagonistas da enquete perdendo a batalha no Jankenpo, ou se preferirem, no Pedra, Papéu e Tesoura. Confiram!


E para finalizar, fiquem com uma minúscula amostra da galeria de artes que foi publicada na Retro-Gamers Brasil G+, mas antes confiram também ESTE LINK que, por sua vez, conduz à outra galeria bônus com as artes dos membros da referida comunidade que, além de terem fanartes excelentes do Alex Kidd, também foram homenageados os aqueles que NÃO ganharam uma dedicação exclusiva.

E por hoje é só pepepepepessoal ^_^ Vida Longa e Próspera à todos!
\\//_

6 comentários:

  1. To gostando muito da nova fase do blog, ta excelente os posts parabens yoz

    ResponderExcluir
  2. o bom e velho Alex Kidd, gostaria muito de ver ele em um jogo novo seria da hora

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito das suas frases onde mostra como devemos manter o espírito infantil que nos faz viver de forma mais satisfatória e alegre.
    E continue com esse lindo trabalho de mostrar os diferentes lados dos games :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Obrigado pela presença, Gustavo. Em relação ao texto, eu as vezes tento mas não consigo escrever nada por falta de inspiração, mas sempre que eu puder com certeza eu trarei coisas desse calibre.
      PS: Precisamos trabalhar juntos em um novo post heim?
      ;-)

      Excluir